Início Aplicativos Aprenda remover vírus do Android com 5 passos

Aprenda remover vírus do Android com 5 passos

Remover vírus do Android vai tornar seu garantir que seu smartphone funcione corretamente, além de evitar travamentos e desligamentos constantes. Acompanhe nossas dicas nesse artigo.

Se você precisa deletar um vírus do Android, é porque notou algo estranho durante o funcionamento do seu telefone e sabe que não é comum.

A frequência de entrada de vírus no sistema Android não é muito alta, especialmente quando os usuários usam seus dispositivos com segurança.

Para evitar a entrada de vírus, os usuários podem atualizar o software antivírus a qualquer momento, desde que o sistema operacional do telefone esteja sempre atualizado, e seja extremamente cuidadoso ao baixar aplicativos fora da Play Store.

Instalar aplicativos de fontes não seguras é um dos principais motivos para a entrada de vírus no sistema Android.

Porém, mesmo depois de tomar todas essas precauções, ainda não conseguimos nos livrar 100% desse problema. Você apenas tocou acidentalmente no anúncio e baixou um aplicativo que não queria ou recebeu um arquivo infectado.

Além de fazer seu telefone funcionar de forma lenta e imprevisível, vírus ou malware também podem fazer sua bateria descarregar mais rápido, acessar seus dados pessoais e modificar configurações importantes em seu smartphone. Se você encontrar algo estranho, é melhor aplicar nossas recomendações de limpeza imediatamente.

Como remover virus do Android para bom funcionamento do aparelho

Siga nossos conselhos para evitar complicações em seu sistema operacional, afim de que seu aparelho esteja em pleno funcionamento.

1. Instale um antivírus e faça um scan completo

Se você tiver dúvidas sobre o que está acontecendo no seu telefone, instale o software antivírus e analise o sistema completamente. Existem muitas opções gratuitas para dispositivos Android, como o Avast Mobile Security.

Ao fazer a varredura do sistema, o programa pode encontrar um vírus e limpá-lo. Se não funcionar ou você não conseguir instalar o software antivírus, vá para a próxima etapa.

Ver app Avast Mobile Security >>

2. Coloque o smartphone em Modo Seguro (Safe Mode)

Ao limpar um vírus de smartphone, é importante colocá-lo em modo de segurança para evitar que qualquer aplicativo seja executado durante o processo (o vírus pode até estar instalado lá). Dessa forma, você pode iniciar o sistema operacional sem que nenhum aplicativo interfira no processo.

Para entrar neste modo, pressione o botão liga / desliga para acessar a opção de desligar o telefone. Pressione o botão de desligamento por alguns segundos e a operação de “reinicialização do modo de segurança” aparecerá. Basta selecioná-lo e seu telefone será reiniciado neste modo.

O indicador aparecerá no canto esquerdo inferior da tela. Estas instruções são aplicáveis ​​à maioria dos dispositivos Android, mas se você acabar não funcionando em seu dispositivo Android, encontre instruções na Internet que se adequam ao seu modelo específico. Depois de entrar no modo de segurança, prossiga para a próxima etapa.

Aprenda remover vírus do Android com 5 passos

3. No menu de Configurações (Settings), escolha a opção Apps

O usuário pode entender, pois quando começam a ocorrer problemas no smartphone, em muitos casos, isso acontece após a instalação do aplicativo. Ao acessar a opção “Aplicativos”, selecione a guia “Aplicativos Baixados” e procure os aplicativos que mudaram o comportamento do telefone.

No entanto, se você não sabe o que é, analise tudo o que aparece e use o nome errado ou nome estranho e o nome que você não lembra da instalação para desinstalar esses nomes de aparência estranha.

Para isso, basta tocar no nome do aplicativo e acessar a opção “Desinstalar”. Se você pode desinstalar, você deve resolver seu problema. No entanto, se a opção “Desinstalar” do aplicativo estiver inativa, você precisará prosseguir para a etapa 4.

4. Aceda ao menu Configurações e escolha a opção Segurança (Security)

Na opção “Segurança”, selecione “Administrador”. Freqüentemente, os aplicativos de vírus e malware concedem a si próprios privilégios de administrador, tornando impossível desinstalá-los.

Aqui, você pode acessar todos os aplicativos em seu telefone, mas com um status de administrador, o que significa que você pode desmarcar os aplicativos que foram protegidos contra desinstalação na etapa anterior.

Encontre e ative a opção “Desinstalar” nesta lista. Saia da opção “Administrador” e repita a etapa 3. Você verá que pode desinstalá-lo.

Agora você pode reiniciar o telefone para sair do modo de segurança e verificar se tudo voltou ao normal. Pode ser, é hora de tirar proveito dos dados e fazer backup e instalar um software antivírus que pode protegê-lo com mais eficácia.

No entanto, se a situação ainda não melhorar, você ainda pode dar o último passo.

5. Restaurar as configurações de fábrica

Se não houver outras medidas, esta é a etapa mais fundamental. Ao restaurar as configurações de fábrica, você geralmente perde todos os dados e aplicativos do telefone que não foram originalmente incluídos com o dispositivo.

É melhor fazer backup do conteúdo mais importante. Para acessar esta opção, você terá que visitar “Configurações” novamente, selecionar “Backup e Restaurar” e tocar na opção “Restaurar Dados de Fábrica”.

Esse caminho pode ser diferente em todos os modelos e haverá algumas etapas intermediárias entre essas três opções. Em caso afirmativo, pesquise na Internet.

Veja Ainda: 3 vantagens e desvantagens na hora de comprar um iPhone