Início Finanças 5 Hábitos necessários para ter uma vida financeira saudável

5 Hábitos necessários para ter uma vida financeira saudável

Uma vida financeira equilibrada é tudo que precisamos para viver tranquilamente. Afinal o dinheiro, ou falta de dinheiro, é a maior causa de pressão sobre as famílias brasileiras.

O problema não é o dinheiro, mas a falta de dinheiro que causa dificuldades ao dia a dia das pessoas. Este problema é muito grave e pode causar depressão, ansiedade, aumento ou perda de apetite, principalmente devido ao medo da autoestima, conforme demonstraremos nesse artigo.

Portanto, manter o equilíbrio financeiro é um requisito básico, e não só para manter uma vida financeira saudável, mas também para manter a saúde física e mental, é muito necessário.

Agora responda a si mesmo: A falta de dinheiro direta ou indiretamente levará a outro problema em minha vida?

O equilíbrio da vida financeira exige bons hábitos

Preparamos pelo menos 5 hábitos que, se forem seguidos de maneira criteriosa, poderão fazer com que haja um equilíbrio financeiro e consequentemente uma vida, de um modo geral, muito mais leve.

Evite gastar seu dinheiro antes de recebê-lo

Muitas pessoas acham difícil economizar parte ou mesmo uma pequena parte do que recebem. No entanto, outros gastam dinheiro antes mesmo de recebê-lo.

Para quem deseja uma educação financeira, gastar dinheiro antes de recebê-lo é um grande erro. Se você visita este blog, significa que está em busca de educação e conhecimento.

O fato é que gastar dinheiro sem dívidas fará com que você ainda fique inseguro quanto ao reembolso de 100%. Fazer isso também é o primeiro passo para estabelecer hábitos ruins de finanças pessoais.

Gastar menos do que tem ganhado ultimamente

A regra de ouro das finanças. Se eu só posso lhe dar um conselho financeiro, é: gaste menos do que sua renda!

Para fazer isso, você precisa se adaptar a um determinado padrão de vida que seja adequado ao seu salário. Se você não está recebendo uma quantia fixa a cada mês, tome muito cuidado. Para ajudá-lo neste estágio, analise as 5 etapas a seguir:

  1. Analise e faça uma revisão do seu padrão de vida no momento, pode ser necessário reavaliar alguns conceitos
  2. Rever também os pequenos gastos, muitas vezes um vazamento por menor que seja, pode afundar um grande navio.
  3. Aprenda a criar um diagnóstico financeiro fazendo um rigoroso controle de orçamento. Utilize planilhas financeiras
  4. Dê prioridade para os seus sonhos e projetos da vida
  5. Tenha disciplina para modificar o que tiver que ser preciso.

Tenha um total controle sobre as suas finanças

Uma vida financeira equilibrada requer um controle de orçamento, é onde você determina para onde seu dinheiro está indo.

Se ainda não o fez, faça! Eu acredito que você encontrará despesas desnecessárias. Essa é a ideia do controle orçamentário: corte coisas desnecessárias.

O problema básico de manter os orçamentos sob controle é registrar absolutamente todas as despesas.

Para fazer isso, você pode usar planilhas financeiras em seu computador, usar aplicativos em seu telefone e até mesmo escrever tudo no papel conforme necessário.

Como o orçamento é atualizado e controlado, podem-se reduzir despesas desnecessárias, como despesas de lazer que podem ser alocadas no mês corrente, ou até despesas de férias.

Lembre-se que aumento de renda não significa liberdade para aumentar gastos

Esta é a principal razão pela qual a maioria das pessoas não mudou da pobreza para a riqueza. A maior causa da estagnação financeira.

Mais despesas devido ao aumento da receita significa que não acumulamos patrimônio, o que nos coloca em um nível de renda médio.

Não sei se você percebeu, mas dinheiro com conhecimento vai gerar mais dinheiro. Só assim você pode lutar por um futuro financeiro próspero.

Você já ouviu falar da “corrida dos ratos”? Este conceito foi apresentado por Robert Kiyosaki no livro “Pai Rico Pai Pobre”, e ilustra o que expliquei nos últimos parágrafos de sua leitura.

Vida Financeira equilibrada dicas

Aprenda a fazer investimentos de maneira inteligente

Se você investir em poupança (sim, é um investimento), então você investiu. Mas, você fez um bom investimento, você fez um investimento sábio? Claro que não!

Poupança está longe de ser uma boa opção de investimento, por isso muitas pessoas nem pensam em poupar como uma forma de investimento, pois isso não traz diferença para a vida financeira.

Portanto, a busca pelo conhecimento financeiro deve ser eterna em nossas vidas. Investir com sabedoria contribui para um futuro financeiro saudável.

Comece por baixo mas sonhe alto e com coisas grandes

Não estou falando sobre desejos simples, mas sobre vontade e ação, foco e objetivos. A fórmula está longe de ser comprovada por todos com grandes sonhos.

O mesmo vale para dinheiro. Se você acha que seu dinheiro só é usado para pagar contas e sobreviver, esse será o caso. Acredite em mim, você pode e terá muito sucesso.

Acreditar é o primeiro passo. Para entender como nosso pensamento molda nosso modelo de dinheiro, não há melhor instrução do que ler “Os segredos dos milionários”.

Conclusão

Você percebe que bons hábitos financeiros são importantes? Mudar hábitos não é um processo simples, mas começa com o que você pensa e sabe e ouve. Portanto, quando você muda seu estilo de vida, pode encontrar dificuldades, mas acredito que você já percebeu a importância disso.

Veja Ainda: Aprenda fazer empréstimo consignado on-line